Advertência contra o preconceito
¹ Meus irmãos, como podem afirmar que têm fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo se mostram favorecimento a algumas pessoas?
² Se, por exemplo, alguém chegar a uma de suas reuniões vestido com roupas elegantes e usando joias caras, e também entrar um pobre com roupas sujas,
³ e vocês derem atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Sente-se aqui neste lugar especial”, mas disserem ao pobre: “Fique em pé ali ou sente-se aqui no chão”,
⁴ essa discriminação não mostrará que agem como juízes guiados por motivos perversos?
⁵ Ouçam, meus amados irmãos: não foi Deus que escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé? Não são eles os herdeiros do reino prometido àqueles que o amam?
⁶ Mas vocês desprezam os pobres! Não são os ricos que oprimem vocês e os arrastam aos tribunais?
⁷ Não são eles que difamam aquele cujo nome honroso vocês carregam?
⁸ Sem dúvida vocês fazem bem quando obedecem à lei do reino conforme dizem as Escrituras: “Ame seu próximo como a si mesmo”.
⁹ Mas, se mostram favorecimento a algumas pessoas, cometem pecado e são culpados de transgredir a lei.
¹⁰ Pois quem obedece a todas as leis, exceto uma, torna-se culpado de desobedecer a todas as outras.
¹¹ Pois aquele que disse: “Não cometa adultério”, também disse: “Não mate”. Logo, mesmo que não cometam adultério, se matarem alguém, transgredirão a lei.
¹² Portanto, em tudo que disserem e fizerem, lembrem-se de que serão julgados pela lei que os liberta.
¹³ Não haverá misericórdia para quem não tiver demonstrado misericórdia. Mas, se forem misericordiosos, haverá misericórdia quando forem julgados.
A fé sem obras é morta
¹⁴ De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém?
¹⁵ Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa,
¹⁶ e vocês disserem: “Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem”, mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda?
¹⁷ Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta.
¹⁸ Mas alguém pode argumentar: “Uns têm fé; outros têm obras”. Mostre-me sua fé sem obras e eu, pelas minhas obras, lhe mostrarei minha fé!
¹⁹ Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem nisso e tremem de medo.
²⁰ Quanta insensatez! Vocês não entendem que a fé sem as obras é inútil?
²¹ Não lembram que nosso antepassado Abraão foi declarado justo por suas ações quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
²² Como veem, sua fé e suas ações atuaram juntas e, assim, as ações tornaram a fé completa.
²³ E aconteceu exatamente como as Escrituras dizem: “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo”. Ele até foi chamado amigo de Deus!
²⁴ Vejam que somos declarados justos pelo que fazemos, e não apenas pela fé.
²⁵ Raabe, a prostituta, é outro exemplo. Ela foi declarada justa por causa de suas ações quando escondeu os mensageiros e os fez sair em segurança por um caminho diferente.
²⁶ Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta.