Animais cerimonialmente puros e impuros
¹ O Senhor disse a Moisés e a Arão:
² “Deem as seguintes instruções ao povo de Israel.
“De todos os animais que vivem em terra, estes são os que vocês poderão consumir como alimento:
³ qualquer animal que tenha os cascos divididos em duas partes e que rumine.
⁴ Mas, se o animal não apresentar essas duas características, não pode ser consumido. O camelo rumina, mas não tem os cascos divididos, de modo que é impuro para vocês.
⁵ O coelho silvestre rumina, mas não tem cascos divididos, por isso é impuro.
⁶ A lebre rumina, mas não tem cascos divididos, de modo que é impura.
⁷ O porco, embora tenha os cascos divididos, não rumina e, portanto, também é impuro.
⁸ Não comerão a carne desses animais nem tocarão em seu cadáver. São cerimonialmente impuros para vocês.
⁹ “De todos os animais que vivem nas águas, estes são os que vocês poderão consumir como alimento: qualquer animal aquático que tenha barbatanas e escamas, seja de água salgada ou de rios.
¹⁰ Contudo, jamais comerão animais de mar ou de rio que não tenham barbatanas e escamas. São detestáveis para vocês. Isso se aplica tanto às criaturas pequenas que vivem em águas rasas como a todas as criaturas que vivem em águas profundas.
¹¹ Serão sempre detestáveis para vocês. Não comerão a carne delas nem tocarão em seu cadáver.
¹² Qualquer animal aquático que não tem barbatanas e escamas é detestável para vocês.
¹³ “Estes são os animais voadores que vocês considerarão detestáveis e não comerão: o abutre-fouveiro, o abutre-barbudo, o abutre-fusco,
¹⁴ o milhafre e todas as espécies de falcão,
¹⁵ todas as espécies de corvos,
¹⁶ a coruja-de-chifres, a coruja-do-campo, a gaivota, todas as espécies de gaviões,
¹⁷ o mocho-galego, o cormorão, o corujão,
¹⁸ a coruja-das-torres, a coruja-do-deserto, o abutre-do-egito,
¹⁹ a cegonha, todas as espécies de garças, a poupa e o morcego.
²⁰ “Não comerão insetos alados que rastejam pelo chão, pois são detestáveis para vocês.
²¹ Contudo, poderão comer insetos alados que andam pelo chão e têm pernas articuladas para saltar.
²² Os insetos que vocês poderão comer incluem todas as espécies de gafanhotos, gafanhotos migradores, grilos e gafanhotos devoradores.
²³ Todos os outros insetos alados que andam pelo chão são detestáveis para vocês.
²⁴ “Por causa dessas criaturas vocês se tornarão cerimonialmente impuros. Quem tocar em seus cadáveres ficará contaminado até o entardecer.
²⁵ Quem carregar o cadáver delas deverá lavar as roupas e ficará contaminado até o entardecer.
²⁶ “Todo animal com cascos divididos de forma desigual ou que não rumina é impuro para vocês. Quem tocar em algum desses animais ficará contaminado.
²⁷ Dentre os quadrúpedes, aqueles que andam sobre a planta dos pés são impuros. Se alguém tocar no cadáver de algum desses animais, ficará impuro até o entardecer.
²⁸ Se carregar o cadáver deles, deverá lavar as roupas e ficará contaminado até o entardecer. Esses animais são impuros para vocês.
²⁹ “Dos animais pequenos que rastejam pelo chão, estes são impuros para vocês: a doninha, o rato, todas as espécies de lagartos grandes,
³⁰ a lagartixa, o lagarto pintado, o lagarto comum, o lagarto da areia e o camaleão.
³¹ Todos esses animais pequenos são impuros para vocês. Se alguém tocar no cadáver de um deles, ficará contaminado até o entardecer.
³² Se um deles morrer e cair sobre algo, tornará impuro esse objeto, seja de madeira, tecido, couro ou pano de saco. Qualquer que seja seu uso, deverá ser colocado de molho em água e ficará impuro até o entardecer. Depois disso, estará cerimonialmente puro e poderá ser usado novamente.
³³ “Se um desses animais cair numa vasilha de barro, tudo que estiver dentro da vasilha ficará contaminado, e a vasilha deverá ser despedaçada.
³⁴ Se a água dessa vasilha cair sobre algum alimento, ele ficará contaminado. Qualquer bebida que estiver dentro da vasilha ficará contaminada.
³⁵ Qualquer objeto no qual o cadáver de um desses animais cair ficará contaminado. Se o objeto for um fogão ou um forno de barro, deverá ser destruído, pois está contaminado e deverá ser tratado como tal.
³⁶ “Se o cadáver de um desses animais cair numa fonte ou cisterna, a água continuará pura. Quem tocar no cadáver, porém, ficará cerimonialmente impuro.
³⁷ Se o cadáver cair sobre sementes a serem plantadas no campo, ainda assim as sementes serão consideradas puras.
³⁸ Mas, se já tiverem sido regadas quando o cadáver cair sobre elas, as sementes serão impuras.
³⁹ “Se morrer um animal que vocês têm permissão de comer e alguém tocar no cadáver, ficará impuro até o entardecer.
⁴⁰ Se alguém comer da carne do animal ou carregar o cadáver, deverá lavar as roupas e ficará impuro até o entardecer.
⁴¹ “Todos os animais pequenos que rastejam pelo chão são detestáveis, e vocês jamais devem comê-los.
⁴² Isso inclui todos os animais que se arrastam sobre o ventre, bem como os que têm quatro pernas e os que têm muitas patas. Todos esses animais que rastejam pelo chão são detestáveis, e vocês jamais devem comê-los.
⁴³ Não se contaminem com eles. Não se tornem cerimonialmente impuros por causa deles,
⁴⁴ pois eu sou o Senhor, seu Deus. Consagrem-se e sejam santos, pois eu sou santo. Não se contaminem com nenhum desses animais pequenos que rastejam pelo chão.
⁴⁵ Eu, o Senhor, sou aquele que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus. Por isso, sejam santos, pois eu sou santo.
⁴⁶ “Essas são as instruções acerca dos animais que vivem em terra, dos animais voadores, das criaturas aquáticas e dos animais que rastejam pelo chão.
⁴⁷ Com essas instruções, vocês saberão o que é impuro e o que é puro, os animais que vocês podem comer e os que não podem”.